Medida simples reduz morte acidental de albatroz em 98%

quarta-feira, 14 de abril de 2021

O albatroz é um pássaro incrível que viaja milhares de quilômetros pelos oceanos por décadas, porém são ameaçados de extinção e os ambientalistas buscam alternativas para salvar a ave.

 

A maior causa de morte do albatroz é a captura acidental, assim como muitos pássaros marinhos. Isso porque as aves são atraídas por peixes capturados em redes ou usados como iscas. Só na Namíbia, a pesca mata acidentalmente de 20 a 30 mil aves por ano.

 

E é justamente da Namíbia que vem uma solução para evitar a captura de aves marinhas na pesca. Conservacionistas testaram um método muito simples de afastar as aves dos barcos, usando linhas coloridas para assustar os pássaros.  Os cientistas não sabem se são as cores fortes ou o movimento destas cores que afastam as aves, mas estas cordas passam a funcionar.

 

As linhas que assustam os pássaros foram impostas por lei.

Um estudo recente publicado sobre a indústria pesqueira da Namíbia mostra que houve uma redução de 98% nas mortes de albatrozes e outras aves marinhas depois que, por lei, os pescadores começaram a prender cordas coloridas na parte de trás de seus barcos.

Compartilhar:

Leia Também