Melatonina natural produzida no pulmão pode proteger contra o coronavírus

sábado, 06 de fevereiro de 2021

Um estudo realizado no Instituto de Biociências da USP pode responder o porquê de algumas pessoas infectadas pelo sars-cov-2 não desenvolverem sintomas ou apenas sintomas leves.

 

A pesquisa traz dados que podem ajudar a responder esta questão ao verificar a papel de uma substância produzida no próprio pulmão na proteção contra a forma grave da doença. Trata-se da melatonina, um hormônio natural, produzido pelo organismo à noite preparando o corpo para o repouso.

 

A líder do trabalho, professora Regina Markus, ressalta que se trata apenas da melatonina produzida no órgão – tomar o hormônio por via oral, por exemplo, não trará resultados, pois a substância não chega aos pulmões.

 

Segundo ela, essa ação da melatonina do pulmão também deve ocorrer com outros vírus respiratórios, como o da influenza. Os trabalhos da pesquisadora com melatonina tiveram início nos anos 1990. Esse hormônio é produzido à noite pela glândula pineal e os estudos demonstram que ele também pode ser produzido por outros órgãos, como o pulmão.

Compartilhar:

Leia Também