Memórias de infância podem ajudar no alívio da dor

sexta-feira, 22 de abril de 2022

As boas memórias que guardamos da infância podem ser a solução para aliviar algumas dores. Este é o resultado de um estudo feito pela Academia Chinesa de Ciências.

 

A pesquisa com ressonância magnética revelou que o sentimento de nostalgia pode ser significativo para reduzir a percepção da dor. Segundo os pesquisadores, em vez de apelar direto para o analgésico, relembrar essas sensações pode ser uma medida de alívio.

 

Esse sentimento pode vir de um filme que adorávamos  quando criança, uma música que tocava na rádio a caminho da escola, uma sobremesa de avó, uma foto resgatada daqueles aniversários em família, entre tantos outros momentos.

 

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores pediram a 34 pessoas que classificassem o próprio nível de dor por estimulação de calor, enquanto observavam imagens como desenhos, jogos, filmes e doces antigos. Depois, fizeram a mesma coisa, enquanto os participantes eram expostos a imagens atuais e modernas.

 

Toda a reação foi medida por um aparelho de ressonância magnética, que analisou cada um dos voluntários. Os participantes que viram imagens antigas relataram sentimentos mais fracos de dor.

Compartilhar: