Nasa seleciona missão que vai estudar tempestades a partir de 2027

terça-feira, 30 de novembro de 2021

A Nasa – agência espacial norte-americana – selecionou uma nova missão para estudar e detalhar o comportamento de tempestades elétricas e tropicais por meio de análises via satélite.

 

A ideia é posicionar três pequenos satélites SmallSats – cada um com menos de 180kg -, que devem ser lançados em 2027 como parte do Programa Earth Venture, que em tradução livre quer dizer Empreendimento da Terra.

 

A nova missão da Nasa vai estudar a ocorrência de tempestades tropicais, furacões e eventos climáticos extremos, que têm se intensificado com o aquecimento global. O sistema de satélites é chamado de “INCUS” (sigla em inglês para “Correntes Convectivas”, em referência a um tipo de corrente de ar direcionada de baixo para cima).

 

O INCUS pretende analisar dados relacionados a precipitações severas (chuvas muito fortes), bem como nuvens mais densas e tempestades elétricas, determinando não só como, mas também onde elas se formam. Com base nisso, o sistema atualizará modelos de previsão e, com sorte, ajudará serviços de emergência a melhor anteciparem a chegada desses efeitos.

Compartilhar:

Leia Também