Mão Amiga: projeto cria moeda de plástico para ajudar moradores de rua

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Um grupo de voluntários que já existia desde 2009, em Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, chamado Associação Mão Amiga, resolveu mudar um pouco a realidade de pessoas em condições de rua.

 

No meio do ano passado, durante a pandemia, os voluntários assumiram a gestão de um restaurante comunitário da cidade. Em parceria com a Prefeitura e a Secretaria da Agricultura para garantir o fornecimento de alimentos e também de funcionários.

 

A refeição custava R$ 1, mas os voluntários notaram que muitos frequentadores que tinham condições de pagar pelo almoço ocupavam a vaga de quem não tinha recursos. Para incentivar, principalmente as pessoas em situação de rua a frequentarem o restaurante, o projeto desenvolveu uma maneira própria de pagamento: as moedas de plástico.

 

Cada moeda de plástico vale simbolicamente R$ 1 e pode ser trocada apenas no restaurante comunitário. O projeto colocou pontos de venda das moedas em escolas e fez um trabalho de conscientização com os estudantes. Assim, as pessoas compram a moeda de plástico e doam para aqueles que precisam e o dinheiro é revertido para melhorias no próprio projeto.

Compartilhar:

Leia Também