Nova espécie de sapo é descoberta em reserva ambiental paulista

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Uma nova espécie de sapo foi descoberta pela ciência e o Parque das Neblinas, reserva ambiental localizada nos municípios paulistas de Mogi das Cruzes e Bertioga, é um de seus habitats – e um dos locais onde indivíduos foram estudados.

 

A identificação foi realizada pela bióloga Thais Condez, em parceria com outros pesquisadores, a partir de pesquisa realizada durante seu doutorado e pós-doutorado desenvolvidos na UNESP/Rio Claro.

 

Conhecido como sapinho pingo-de-ouro, o animal também foi batizado de sapinho da neblina em homenagem às áreas em que ocorre. Além de pequenos – eles costumam medir entre 1,1 e 1,7cm e são menores que uma unha –, os indivíduos desta espécie se diferenciam também por sua coloração alaranjada.

 

A descoberta se junta a outras 37 espécies já registradas deste gênero, um grupo de espécies exclusivo da Mata Atlântica. Para determinar sua identificação como nova espécie para a ciência, a pesquisa analisou genes, anatomia, história natural e o canto dos anfíbios encontrados.

Compartilhar:

Leia Também