Nova unidade de conservação no Vale do Paraíba vai preservar 400 espécies de animais

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

O Governo de São Paulo publicou o decreto de criação de uma nova Unidade de Conservação no Estado, o Monumento Natural Mantiqueira, que vai preservar 421 espécies de animais entre aves, anfíbios, mamíferos e peixes. A área está localizada entre as cidades de Cruzeiro e Piquete possui atrativos turísticos como vias de escalada e cachoeiras.

 

Sob responsabilidade do Fundação Florestal, o espaço de mais de 10 mil hectares abriga também um patrimônio natural com áreas de montanha. A nova unidade de conservação foi classificada como MoNa, uma categoria de preservação que tem como objetivo proibir a intervenção humana nos aspectos naturais. Com isso, se torna o terceiro MoNa do Estado de São Paulo.

 

A área possui também atrativos turísticos como cachoeiras e vias de escalada em rochas. Entre os destaques está o Túnel da Mantiqueira, palco de uma das principais batalhas da Revolução Constitucionalista de 1932. A região faz parte do circuito paulista da Estrada Real.

 

A previsão do governo do estado é a de que sejam investidos na área de preservação cerca de R$ 2 milhões da Câmara de Compensação Ambiental (CCA).

Compartilhar:

Leia Também