Uma nova vacina contra herpes-zóster, que já é usada em países da Europa e nos Estados Unidos, foi aprovada pela Anvisa e deverá chegar ao Brasil nos próximos meses.
A principal novidade é que esta nova vacina tem 97% de eficácia, contra 70% da vacina aplicada atualmente. A proteção também é maior: passa de 10 anos, contra 3 anos da concorrente.
O imunizante recém-aprovado utiliza o vírus inativo, e assim pode ser usada por pacientes imunossuprimidos. Além de aumentar o grau de proteção, inclui a possibilidade de proteção a pacientes considerados imunocomprometidos e com idade inferior a 50 anos.
A hespes-zóster é ocasionada pelo mesmo vírus da catapora, a varicela-zóster. O vírus permanece adormecido no corpo e acorda quando enfraquece a imunidade da pessoa. A doença se manifesta na pele com manchas avermelhadas e muitos doloridas e quentes.