Novo RG começa a valer em 2023

terça-feira, 22 de março de 2022

O governo federal anunciou no mês de fevereiro a criação da carteira nacional de identidade unificada, conhecida como o novo RG, que terá validade em todo o território nacional. Ele passará a valer em março de 2023 e não será obrigatório, pelo menos por dez anos.

 

O documento usará o número do CPF – Cadastro de Pessoa Física – como identificação única dos cidadãos. Além de um número único, o do CPF, a nova identidade terá tanto versão física como virtual, e permitirá a checagem por QR Code, mesmo quando o usuário estiver offline.

 

Atualmente, cada estado brasileiro emite os seus próprios números de identificação, em caso de necessidade de uma nova emissão em outro estado, o cidadão recebe outro número de registro.

 

Várias informações poderão ser reunidas na nova documentação, como o número da identificação, nome, filiação, sexo, nacionalidade e data de nascimento, assinatura digital e novos elementos de verificação de autenticidade.

 

Outro diferencial é o padrão internacional, permitindo ao cidadão utilizá-lo fora do Brasil. Para isso, será emitido em código MRZ, o mesmo presente em passaportes, que pode ser lido por equipamentos específicos.

A emissão do novo RG será gratuita.

Compartilhar:

Leia Também