Observatório brasileiro é contemplado com o Prêmio Shoemaker NEO 2021

sexta-feira, 04 de março de 2022

Anunciados os vencedores do Prêmio Shoemaker de 2021. Entre os premiados está o observatório brasileiro SONEAR, de Oliveira, em Minas Gerais.

 

O prêmio é oferecido a astrônomos amadores que se destacam em seus esforços para encontrar, rastrear e caracterizar asteroides próximos à Terra. Esse trabalho é considerado essencial para a proteção do nosso planeta.

 

O observatório já foi responsável pela descoberta de 36 asteroides próximos à Terra, 9 cometas e vários outros objetos em nosso Sistema Solar e fora dele. A premiação é de 9 mil dólares, que devem ser investidos em equipamentos.

 

Segundo Cristóvão Jacques, um dos astrônomos do SONEAR, esta ajuda financeira será importante para o observatório. A meta é adquirira uma câmera bem mais sensível que permitirá detectar os asteroides de brilho mais fraco, além de uma nova placa de vídeo para aumentar a eficiência destas detecções.

 

Em seu anúncio, a Planetary Society, organizadora da premiação, destaca ainda a importância do SONEAR devido a sua localização no Hemisfério Sul, o que permite a cobertura do céu austral, pouco acessível aos programas de buscas profissionais do Hemisfério Norte.

Compartilhar:

Leia Também