Onçafari confirma 1ª reintrodução bem-sucedida de onças-pintadas do mundo

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

As ações de reintrodução de onças na natureza iniciadas pelo Onçafari, projeto para o estudo e conservação de onças-pintadas, tiveram seu sucesso confirmado e podem ser consideradas o primeiro caso bem-sucedido do mundo.

 

O trabalho de reintrodução começou em 2014, com dois recintos destinados à reabilitação e soltura, localizados no Refúgio Ecológico Caiman, no Pantanal; e na Pousada Thaimaçu, na Amazônia.

 

Duas onças-pintadas, as irmãs Isa e Fera, perderam a mãe ainda filhotes e foram recebidas pelo Onçafari, para iniciar o processo de reintrodução no Pantanal. O processo durou exatamente um ano e, durante esse tempo, ambas foram observadas, estimuladas para aprenderem a caçar e, pouco a pouco, foram se tornando cada vez mais aptas à vida na natureza. Quando chegou o momento de soltura, receberam um rádio-colar individual para monitoramento.

 

Seis anos depois, a reintrodução já demonstra resultados. As irmãs Isa e Fera, que passaram pelo processo já geraram descendentes, totalizando oito animais a mais na natureza. É a primeira vez no mundo que este tipo de iniciativa deu certo.

Compartilhar:

Leia Também