Pesquisa avalia impacto ambiental de diferentes meios de transporte

quarta-feira, 03 de fevereiro de 2021

Estudo vai em busca de entender o impacto da mobilidade urbana a partir das condições brasileiras. E a cidade de São Paulo foi escolhida como foco, levando em conta a diversidade de alternativas de modais e hábitos de consumo.

 

Desenvolvida pela Fundação Espaço ECO e pelo Instituto Akatu, a pesquisa usou a metodologia de Análise de Ciclo de Vida para analisar os diferentes meios de transporte usados nas cidades, focando em sua produção, transporte, uso, manutenção e descarte.

 

A partir dessa análise, a pesquisa considera o desempenho ambiental de cada alternativa de transporte, sem considerar outros fatores, como econômico, social, conforto e segurança. Todos os meios de transporte apresentam em alguma etapa maior impacto ambiental.

 

Foi feita uma avaliação de cada modal e os caminhos para o consumidor diminuir o impacto ambiental a partir do compartilhamento de modais e uso de combustíveis renováveis. Os principais meios de transporte estudados foram a bicicleta, o patinete elétrico, motocicleta, carro, ônibus e metrô.

Compartilhar:

Leia Também