Pesquisadores criam 1ª bateria recarregável à base de cimento

quinta-feira, 05 de agosto de 2021

O armazenamento de energia renovável ainda é um desafio, mas bons passos vêm sendo dados. Desta vez cientistas da Suécia estão prestes a criar uma bateria ecológica feita de cimento.

 

O projeto, ainda em fase de protótipo, é focado na construção civil.  Em busca de materiais sustentáveis e escaláveis, os pesquisadores do Departamento de Arquitetura e Engenharia Civil criaram um novo conceito para baterias recarregáveis.

 

A pesquisa produziu uma bateria recarregável à base de cimento com uma densidade de energia média de 7 Wh (watt-hora) por metro quadrado. A densidade de energia é usada para expressar a capacidade da bateria. A densidade ainda é baixa, mas esta limitação pode ser superada quando usada em edifícios.

 

O processo envolve primeiro uma mistura à base de cimento, com pequenas quantidades de fibras curtas de carbono. O fato da bateria ser recarregável é uma qualidade importante, com diversas possibilidades de utilização, como alimentar LEDs  e fornecer conexões 4G em áreas remotas.

Compartilhar:

Leia Também