Pesquisadores usam micróbios para transformar plástico em proteína comestível

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Em 2021, o Prêmio Future Insight, de uma empresa alemã, foi para dois pesquisadores que talvez tenham encontrado a solução conjunta para dois grandes problemas do mundo: a poluição plástica e a desnutrição.

 

Ting Lu e Stephen Techtmann desenvolveram um processo que usa micróbios para transformar resíduos de plástico em proteína.  Esta é considerada uma tecnologia inovadora com o potencial de gerar uma fonte segura e sustentável de alimentos e, ao mesmo tempo, reduzir os danos ambientais.

 

Mesmo com a premiação, o processo ainda está sendo testado. A ideia começou a ser trabalhada em setembro de 2020 com suas equipes de pesquisa após um dos cientistas ter estado em áreas rurais subdesenvolvidas e a fome é bastante presente.

 

Essencialmente, o processo primeiro usa produtos químicos para quebrar polímeros plásticos e, em seguida, usa micróbios para converter os blocos de plástico em biomassa microbiana que tem valor nutricional. O início e o produto final podem parecer materiais “radicalmente diferentes”, mas quimicamente, eles são bem viáveis.

Compartilhar:

Leia Também