Governo cria programa para melhorar qualidade das águas dos rios

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Lançado o Programa Rios + Limpos, como parte da Agenda Ambiental Urbana e que vai disponibilizar dados sobre a qualidade das águas e efluentes em uma plataforma digital.

 

O objetivo da iniciativa é contribuir para a melhoria da gestão de efluentes e saneamento básico em todo o país. A meta é gerar incentivo a melhorias operacionais, além de aprimorar a orientação de ações de fiscalização pelos órgãos ambientais e agências reguladoras.

 

Faz parte desta etapa ações de despoluição dos rios, incentivo à limpeza e coleta de lixo em rios, lagos, lagoas e praias fluviais, além da implementação de sistemas de tratamento descentralizado de efluentes em áreas não atendidas pelos sistemas tradicionais.

 

A Agenda Ambiental Urbana se divide em seis eixos, contemplando desde áreas verdes nas cidades até a qualidade da água em rios, lagos e no mar. É preciso transparência para que todos possam acompanhar o desenvolvimento destas soluções e melhorar a qualidade da água, desde as nascentes até a torneira de casa.

Compartilhar:

Leia Também