Projeto planta 5 mil mudas nativas na Reserva Natural Serra das Almas

quarta-feira, 02 de março de 2022

O projeto “No Clima da Caatinga” realiza durante este mês o plantio de cinco mil na Fazenda Gameleira. A área foi recentemente anexada à Reserva Natural Serra das Almas.

 

A iniciativa é da Associação Caatinga, que mantém um viveiro para a produção das mudas plantadas, e vai atingir toda a unidade de conservação localizada na divisa entre os municípios de Crateús, no Ceará, e Buriti dos Montes, no Piauí.

 

O objetivo do plantio é enriquecer a área da Fazenda com 10 diferentes espécies de plantas nativas. A água utilizada para irrigação das mudas veio do Sistema Bioágua instalado no local, uma tecnologia sustentável que filtra a água utilizada na cozinha e nos banheiros da unidade de conservação.

 

Todo o projeto está alinhado às ações de redução dos efeitos das mudanças climáticas e do aquecimento global. Quanto mais árvores, maior o sequestro e estoque de carbono, e no caso da Reserva Natural, aumenta a segurança hídrica de comunidades do entorno, na medida que as florestas contribuem para a disponibilidade de água.

Compartilhar:

Leia Também