Projeto vai mapear doenças cardiovasculares hereditárias na população brasileira

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Uma iniciativa inédita vai tornar a avaliação genética de doenças cardiovasculares acessível aos pacientes do Sistema Único de Saúde. Trata-se de uma pesquisa sobre as causas das doenças cardiovasculares hereditárias na população brasileira.

 

Coordenado pelo Instituto Nacional de Cardiologia, referência no tratamento de alta complexidade em doenças cardíacas do Ministério da Saúde, o estudo terá o objetivo de orientar familiares e médicos sobre como conduzir os melhores tratamentos e medidas de prevenção, de acordo com cada caso.

 

O projeto conta com a cooperação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e é financiado pelo Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão. Para isso, estão reunidos profissionais com experiência em cardiologia, genética, biologia molecular e avaliação de tecnologias em saúde.

 

Neste primeiro momento, serão feitas as testagens genéticas de 2400 pessoas em um período de dois anos. As análises vão rastrear e mapear doenças cardiovasculares hereditárias que muitas vezes levam à morte súbita, identificando os possíveis riscos individuais por meio da medicina de precisão.

Compartilhar:

Leia Também