Registro Nacional de Veículos possibilita transferência eletrônica de propriedade

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

O Renave – Registro Nacional de Veículos em Estoque – foi lançado em nível nacional no início de fevereiro. O sistema foi criado para simplificar, reduzir os custos e desburocratizar o serviço de transferência de propriedade de veículos.

 

Através do Renave é possível que quem comprar um automóvel na loja revendedora ou concessionária já possa sair com o veículo já transferido para seu nome em qualquer hora do dia e da semana.

 

Isso acontece porque o sistema permite a transferência eletrônica de propriedade e controle entre lojistas e reduz os valores de taxas e até mesmo a supressão de cobrança de serviços considerados muitas vezes desnecessários. O objetivo é dar mais segurança no processo de transferência e facilidade na vida do cidadão.

 

Esse sistema público digital ajuda, por exemplo, o estabelecimento a comunicar a compra e venda de veículos e a checar em todos os sistemas para saber se há eventuais débitos ou restrições. Além disso, a loja não precisa reconhecer firma no cartório, pois a validação das assinaturas se dará por meio da certificação digital, tudo interligado ao Detran.

Compartilhar:

Leia Também