Resfriado pode proteger contra infecção por Covid-19

terça-feira, 29 de junho de 2021

Pesquisadores descobriram que a exposição ao rinovírus, a causa mais frequente do resfriado comum, pode proteger contra a infecção pelo vírus que causa a Covid-19.

 

Os cientistas constataram que o vírus respiratório comum engloba a atividade de genes estimulados por interferon, que são moléculas de resposta precoce no sistema imunológico e que podem interromper a replicação do coronavírus nos tecidos das vias aéreas infectados com o resfriado.

 

O estudo americano começou com a constatação de que os vírus do resfriado podem proteger contra a gripe, e sendo assim, poderiam ter mesmo impacto contra o coronavírus. Em laboratório, a equipe infectou o tecido das vias aéreas humanas.

 

Em três dias, a carga viral no tecido dobrou a cada seis horas. Só que a replicação da Covid-19 foi interrompida em tecido que havia sido exposto ao rinovírus. As mesmas defesas retardam a infecção mesmo sem o rinovírus, mas apenas se a dose infecciosa for baixa. Ou seja, a carga viral no momento da exposição faz total diferença no combate à infecção.

 

 

 

Acesse a loja da Vibe, só aqui você encontra os melhores produtos místicos e esotéricos.

Compartilhar:

Leia Também