Sete em cada dez empresas no Brasil utilizam tecnologias digitais

terça-feira, 10 de maio de 2022

Sete em cada dez empresas no Brasil fazem uso de tecnologias digitais diversas. O resultado está na Sondagem Especial “Indústria 4.0: Cinco Anos Depois”, feita pela Confederação Nacional da Indústria.

 

Há cinco anos, o índice estava pouco abaixo da metade (48%). As tecnologias mais empregadas atualmente são: a automação digital com sensores ou sem sensores para controle de processo, sistemas integrados para manufatura de produtos e ferramentas digitais de relacionamento com o cliente.

 

A pesquisa considerou 18 tipos de tecnologias digitais. Além das já citadas, estão a impressão 3D, a produção com auxílio de inteligência artificial e análises de modelos virtuais para projetos. Entram também no rol de soluções técnicas como os robôs colaborativos, relógios inteligentes e coleta e análise de grandes quantidades de dados, o Big Data.

 

Entre as empresas ouvidas, os principais benefícios citados na adoção de tecnologias digitais são o aumento de produtividade (72%), melhoria da qualidade dos produtos ou serviços; e redução dos custos operacionais (60%).

Compartilhar:

Leia Também