Sinal 5G chega hoje a Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre

sexta-feira, 05 de agosto de 2022

A rede 5G já foi implantada em mais três capitas: Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS). Com a decisão, essas localidades acompanham Brasília, a única cidade onde o sinal da nova tecnologia já está disponível.

 

A liberação para ativar o sinal de 5G foi anunciada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência, ligado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

 

A avaliação é que essas capitais atenderam os requisitos mínimos necessários à liberação da faixa de 3,5 gigahertz (GHz), como a realização de testes preliminares para identificar e sanar a possibilidade do sinal do 5G afetar a recepção das antenas parabólicas domésticas ou mesmo sistemas profissionais, tais como sinais por satélite emitidos em frequências adjacentes.

 

Segundo a Anatel, as prestadoras de telefonia móvel que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz têm até 29 de setembro para cumprir a primeira exigência de cobertura do Edital de 5G: a instalação de, no mínimo, uma antena de tecnologia de 5G para cada 100 mil habitantes nas capitais brasileiras.

Compartilhar:

Leia Também