Sistema imune pode derrotar coronavírus sem produzir anticorpos, sugere estudo

terça-feira, 25 de agosto de 2020

 

Um grupo de cientistas suecos avaliou a imunidade de pessoas à Covid-19 e encontrou em algumas delas células do sistema imune que se “lembravam” do vírus e sabiam atacá-lo. Isso porque já haviam tido contato com outras formas de coronavírus no passado.

 

 

Algumas dessas pessoas não manifestaram sintomas e testaram resultado negativo em exames sorológicos para a doença. O estudo reforça a informação de que a imunidade de tipo celular é crucial na resposta do organismo ao Sars-CoV-2.

 

 

Isso quer dizer que o organismo mantém células do sistema imune que matam células contaminadas com o vírus. E em casos mais extremos, o sistema imune conseguiria derrotar o vírus até mesmo sem produzir anticorpos.

 

 

Para fazer a pesquisa, os cientistas de Estocolmo recrutaram 206 moradores da Suécia que tinham tido diferentes experiências relacionadas à Covid-19, desde assintomáticos, passando por casos leves até os severos. Como forma de comparação, analisaram todas as amostras de exames feitos por eles e, curiosamente, 28% deles apontaram linfócitos T que reagiam ao Sars-CoV-2

Compartilhar:

Leia Também