Socializar pode melhorar a função cognitiva dos idosos no dia a dia

domingo, 03 de outubro de 2021

Em um estudo recente, os pesquisadores descobriram que quando adultos entre 70 e 90 anos relataram ter tido interações sociais mais frequentes e agradáveis, eles também tiveram um melhor desempenho cognitivo no mesmo dia ou nos dois seguintes.

 

De acordo com os autores da Universidade de Penn State, nos Estados Unidos, as descobertas mostram que a socialização com outras pessoas pode impactar imediatamente o desempenho do idoso. Esses efeitos em um período tão curto de tempo eram desconhecidos até então.

 

Para o estudo, a equipe utilizou dados de 312 idosos, coletados por celulares ao longo de 16 dias. Os participantes precisaram relatar cinco vezes quantas interações sociais vivenciaram em determinado dia, bem como com quem interagiram e se foi uma experiência positiva ou negativa.

 

Tanto as interações digitais – como falar ao telefone ou mensagens de texto – como as presenciais foram contabilizadas. Outros testes foram feitos para medir a velocidade do processamento de informações e de atenção. E o melhor desempenho é principalmente entre amigos.

Compartilhar:

Leia Também