A soja é o maior destaque em crescimento agrícola no país

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

O MapBiomas analisa por meio de imagens de satélite algumas áreas específicas do país. E no que diz respeito à agricultura, o crescimento de áreas agrícolas entre 1985 e 2020 impressiona.

 

As áreas mapeadas de algumas lavouras anuais, como soja e milho, triplicaram; as lavouras perenes, como café e citrus, tiveram expansão semelhante (com aumento de 2,7 vezes); e no caso da silvicultura, o crescimento foi de cinco vezes.

 

A área total de agricultura mapeada no Brasil passou de 19 milhões de hectares em 1985 para 55 milhões de hectares em 2020.  Desse total, 36 milhões são de soja.  Sozinha, ela ocupa 4,3% do território nacional – área equivalente a todo a República do Congo e metade desse total está no Cerrado.

 

Na Amazônia, o crescimento da soja se deu a partir do início dos anos 2000 e somou 5,2 milhões de hectares, ou 14% do total nacional. Lá, o recente avanço sobre vegetação nativa pode ser observado no lavrado – área com características de cerrado. Outros 26% da área de soja do país ficam na Mata Atlântica.

Compartilhar:

Leia Também