Primeiro submarino movido a energia limpa recolhe microplástico do oceano

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Um total de 55 projetos foram vencedores de uma competição de P&D marítima ecológica. Com o valor de 23 milhões libras, o concurso foi financiado pelo governo do Reino Unido na semana de transporte marítimo internacional de Londres.

 

A Competição de Demonstração Marítima Limpa é parte do que se intitulou revolução industrial verde, que apoia o desenvolvimento de tecnologia inovadora para alcançar o compromisso do governo britânico de desenvolver navios com zero emissões operando comercialmente até 2025.

 

Entre os premiados estava o primeiro projeto de submarino sustentável do mundo. Apelidado de Esmeralda01, o submarino é totalmente movido a hidrogênio verde e bateria, mas sua grande função é ajudar a limpar os oceanos ao coletar microplásticos durante o transporte de cargas.

 

A mudança deve criar centenas de empregos e colocará o Reino Unido como líder mundial em transporte marítimo limpo. Uma frota desses submarinos poderia garantir uma economia de até 27 toneladas de emissões de CO2 em seu ano inaugural de operação.

Compartilhar:

Leia Também