Nova teoria sugere que Planeta Terra é um ser inteligente

segunda-feira, 07 de março de 2022

Uma nova teoria proposta por astrobiólogos questiona a inteligência de um planeta. Este experimento mental se baseia na noção de que a atividade coletiva da vida, na forma de micróbios ou plantas, mudou planetas como a Terra.

 

Os pesquisadores discutem o que chamam de “inteligência planetária” para levantar novas ideias sobre as maneiras pelas quais os humanos podem lidar com questões globais.

 

Eles trabalham com a questão de que a atividade coletiva da vida – conhecida como biosfera – pode mudar o mundo. Uma vez que a biosfera evoluiu, a Terra ganhou vida própria. A pergunta é: Se um planeta com vida tem vida própria, ele também pode ter mente própria?

 

Conhecemos a inteligência como um conceito que descreve indivíduos, grupos coletivos, até mesmo os comportamentos curiosos de vírus ou fungos. As redes subterrâneas de fungos, por exemplo, formam um sistema de vida que reconhece as mudanças nas condições climáticas e responde ativamente a elas. Essas coisas alteram profundamente a condição de todo o planeta.

 

O que importa é quando a inteligência coletiva é colocada para trabalhar em direção ao propósito coletivo mais essencial da vida, que é a sobrevivência. E isso vem de todos os seres, que ao reconhecer as mudanças nas condições climáticas, rapidamente se mobilizam. É uma resposta comunitária vinda de uma inteligência.

Compartilhar:

Leia Também