Pesquisa mostra que turismo e exportação geraram mais empregos no país

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Municípios com vocação turística ou que se destacam na produção e exportação de commodities (produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado internacional) estão contribuindo para a redução do desemprego no país.

 

É o que revela pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O levantamento analisou todos os municípios do país, dos quais foi feita uma seleção de cidades que empregam pelo menos 10 mil trabalhadores formais. O resultado encontrado abrangeu mais de 660 municípios. A análise foi de julho de 2020 a fevereiro de 2022.

 

Em um ranking dos 20 municípios que mais geraram vagas de emprego, em termos relativos, os pesquisadores observaram que 15 deles são polos turísticos ou polos produtores e exportadores de commodities. Canaã dos Carajás, no Pará, foi o município com maior variação positiva de ocupações no mercado de trabalho formal durante o período: 66%.

 

Já as quatro cidades nas posições seguintes do ranking são localidades com vocação turística: Porto Seguro (BA); seguido por Vacaria (RS); Araruama (RJ); e Ipojuca (PE). As commodities agrícolas também foram destaques nos municípios de Pederneiras (SP) e Santo Antônio de Jesus (BA), ambos com elevação de 23%.

Compartilhar:

Leia Também