Unesp implanta o gerenciamento de serviços de bibliotecas em nuvem

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

 

Em um processo de revitalização dos espaços das bibliotecas, a Universidade Estadual Paulista acaba de colocar em funcionamento um novo sistema de gerenciamento dos serviços de suas 34 bibliotecas.

 

Além de unificar o gerenciamento do acervo, que permite o armazenamento em nuvem de todo o conteúdo disponível em nuvem, a recém-adquirida plataforma permite um controle maior sobre os processos de aquisição, catalogação e empréstimos de livros físicos, digitais e outros tipos de conteúdo.

 

Batizada de Alma, a plataforma é a mesma utilizada pela Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, uma das mais conceituadas do mundo, e constitui uma nova geração de sistemas para bibliotecas, já desenvolvida para trabalhar com os conteúdos digitais, como e-books e videoaulas.

 

Anteriormente o sistema usado era o Aleph, que estava em uso na Unesp desde 1997. O formato usado dependia de constantes atualizações. Já o sistema Alma permitirá fazer o gerenciamento dentro dele e simplifica o fluxo de trabalho. A rede de bibliotecas da Unesp oferece acesso a um acervo com cerca de 2,9 milhões de conteúdos acadêmico-científicos.

Compartilhar:

Leia Também