Em número recorde, o mapeamento de 2020 realizado pela Agência de Inovação da Unicamp registrou mais de mil empresas-filhas.
São assim chamados empreendimentos cujos fundadores têm ou tiveram vínculo com a instituição de ensino, em sua maioria por alunos ou ex-alunos da universidade.
Ao todo, foram cadastradas na base da Agência 1.038 empresas-filhas, estando 929 delas ativas e que, nesse último ano, faturaram juntas R$ 8 bilhões.
Juntas, elas geraram 33.315 empregos. 95% delas estão no Sudeste, a maioria no Estado de São Paulo. O levantamento mostra também o quanto a taxa de empreendedorismo vem crescendo no país.
Segundo Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova, “é extremamente importante termos estes dados para demonstrar como o investimento realizado na Unicamp retorna para a sociedade também por meio da atividade empreendedora”.
As empresas-filhas da Unicamp impactam a economia por trazerem tecnologias e conhecimento que alteram a forma como as pessoas organizam suas vidas e as empresas.