Varredura cerebral revela “código secreto” por trás da memória de trabalho

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Já ouviu falar em memória de trabalho? Esta é a memória que utilizamos quando lembramos de senhas e um número de telefone, ou então quando memorizados um caminho. Agora, os cientistas chegaram a um ‘código secreto’ para estas ações.

 

O “código secreto” que o cérebro usa para criar a chamada memória de trabalho foi decifrado por pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida e da Universidade de Nova York. É por ele que as pessoas retêm informações temporárias.

 

O estudo, publicado na revista Neuron, indica que o cérebro extrai apenas a informação sensorial mais relevante do ambiente e, então, resume esses dados em um código relativamente simples. Os pesquisadores usaram uma técnica de varredura cerebral, que mede as mudanças no fluxo sanguíneo em diferentes partes do cérebro.

 

A equipe usou essa técnica para escanear os cérebros de nove voluntários enquanto eles realizavam uma tarefa que engajava sua memória de trabalho. Os pesquisadores usaram modelagem computacional para visualizar a complexa atividade cerebral. Os detalhes puderam ser codificados em gráficos.

Compartilhar:

Leia Também