O fim de semana registrou um marco para o Rio Pinheiros. Como parte da Virada Sustentável, o rio recebeu botes infláveis e remadores, em um evento que percorreu o percurso da Ponte Estaiada até a Usina São Paulo.
Formado por 20 remadores, o grupo viu de perto como está a água do rio, algo que a população de São Paulo só observa à distância. Em outro momento, os remadores participaram de uma exposição imersiva em realidade virtual sobre o córrego Zavuvus e as obras que acontecem na região.
Para a Sabesp, a iniciativa também trouxe para a pauta as ações de ampliação da coleta e tratamento dos esgotos para reduzir a carga de poluição que chega ao rio. A empresa alerta que outro aspecto importante para a recuperação do rio é o descarte do lixo.
Toda a sociedade é responsável pela limpeza e melhoria dos cursos d´água das cidades. A remada histórica no rio Pinheiros reuniu representantes da imprensa e de instituições ligadas ao meio ambiente em botes. A atividade seguiu todos os protocolos de segurança relacionados à pandemia do coronavírus.