Sustentabilidade

Embalagem de sabonete é feita com resíduos e alcachofra e ervilha

Embalagem de sabonete é feita com resíduos e alcachofra e ervilha
, da Vibe Mundial

Uma estudante de design industrial decidiu aproveitar resíduos orgânicos para fabricar uma nova embalagem para sabonetes, menos poluente do que as versões convencionais.

Alara Ertenu desenvolveu um material que reaproveita folhas de alcachofra e vagens de ervilha, ajudando a criar uma embalagem mais sustentável e também reduzir o desperdício de alimentos.

Com uma cor que fica entre o marrom e o dourado, a nova embalagem recebeu destaque na Semana de Design Holandesa. Biodegradável e resistente à água por até 15 dias, o material surgiu de um questionamento do jovem sobre como esses resíduos de alimentos locais podem ser devolvidos à economia.

Alara estuda na Universidade de Economia de Izmir, na Turquia, e conta que compra alcachofras e vagens de ervilha para a produção em um mercado local. Em visitas ao mercado, ela notou que cerca de 80% de cada alcachofra é desperdiçada. Após o processo para transformar o produto em pó, ela mistura água, glicerina vegetal e ácido algínico, derivado de algas marrons.

Compartilhe:

Leia também

Baixe o aplicativo
da Vibe Mundial

E ouça a maior rádio esotérica do Brasil
onde e quando quiser.