Nacional

Escola pioneira no Espírito Santo vai formar 12 fotógrafos cegos

Escola pioneira no Espírito Santo vai formar 12 fotógrafos cegos
, da Vibe Mundial

Começa no Instituto Luiz Braille do Espírito Santo, em Vitória Espírito Santo, curso de fotografia para pessoas cegas. O curso terá duração de oito meses e incluirá oito módulos.

A maioria das 12 pessoas cegas que participarão da experiência é formada por alunos de canto e teatro do projeto Cena Diversa, do coletivo Companhia Poéticas da Cena Contemporânea, que trabalha com cinema, teatro, fotografia e vídeo.

O projeto foi idealizado e proposto por Rejane Arruda, presidente da Associação Sociedade Cultura e Arte e diretora do coletivo e da Escola de Fotógrafos Cegos. O ensino de fotografia envolve oficinas, aulas, debates e imersão dos participantes na captação de imagens.

Serão feitas descrições, procedimentos práticos, nos quais elementos como o toque, a vivência no espaço, metáforas, serão usados para transmitir essa a poesia por trás da imagem.  Todos os participantes do projeto de inclusão nunca pensaram em fazer fotografia e o que irão aprender é uma escrita fotográfica e não a fotografia instrumental.

Compartilhe:

Leia também

Baixe o aplicativo
da Vibe Mundial

E ouça a maior rádio esotérica do Brasil
onde e quando quiser.