Estudo aponta desafios e oportunidades da agroecologia no Brasil

Um estudo sobre as práticas de transição para a agroecologia no Brasil identificou os principais desafios e oportunidades enfrentados por agricultores e organizações de apoio nessa trajetória.

Trata-se da publicação “Agroecologias do Brasil: potenciais brasileiros para uma agricultura regenerativa a partir da transição para a agroecologia”. Este é um amplo levantamento, com o objetivo de dar visibilidade às diferentes práticas de agroecologia no país.

A pesquisa identificou 33 “viveiros” da agroecologia em diferentes regiões do país, cada um com características e desafios próprios. Esta é uma forma de produzir alimentos saudáveis, sem prejudicar o meio ambiente e promovendo sustentabilidade social e econômico.

Exemplo disso é que esses territórios puderam ser classificados em três grandes tipos de agroecologia: as camponesas, em que prevalecem atividades nas áreas dos estabelecimentos unifamiliares; as territoriais, baseadas em gestão e manejo comunitário dos recursos naturais; e as intermediárias, baseadas em produtos da sociobiodiversidade.

Usamos cookies para melhorar sua experiência e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Configurações de Privacidade

Escolha as categorias de cookies que deseja aceitar. Você pode alterar estas preferências a qualquer momento.

get_footer(); ?>