Um estudo recente, feito na Malásia, mostra que a substituição de uma pequena porção de farinha de trigo em biscoitos por farinha de casca de banana melhorou o perfil nutricional sem afetar negativamente o sabor e a textura.
O consumo de casca de banana pode beneficiar não apenas o produtor (fornecendo solução de gerenciamento de resíduos) e a indústria agrícola (gerando renda convertendo resíduos em bens de valor agregado), mas também contém vasto valor nutricional que pode trazer benefícios à saúde.
A banana é a quarta cultura alimentar mais consumida depois do arroz, trigo e milho. As cascas de banana representam quase 35% do peso da fruta. Elas também são comestíveis e houve um aumento no interesse de seu uso como alimento para reduzir o desperdício.
Para incluir em uma dieta, basta conferir seus componentes. A casca tem altos níveis de fibra alimentar e antioxidantes. São ricas em proteínas, potássio, magnésio, vitaminas, ácidos graxos poli-insaturados e aminoácidos. Uma das formas de consumo é transformá-la em farinha.