Uma parceria entre o Google e o Serviço Geológico do Brasil, anunciada em Florianópolis (SC), vai possibilitar a emissão de alertas de inundações ribeirinhas no país.
O indicador combina dados como os níveis de água dos rios, indicadores meteorológicos e imagens de satélite. Moradores de mais de 60 localidades terão disponíveis informações em tempo real. Nos próximos meses, a cobertura de alertas e previsão deverá ser expandida para outras regiões.
A tecnologia já é utilizada em outros países, como Índia e Bangladesh. Em 2021, foram enviados 115 milhões de notificações e alertas de inundações para 23 milhões de pessoas nesses países. O Serviço opera sistemas de Alerta Hidrológico em 17 bacias do território brasileiro, monitorando chuvas, níveis de rios e mapas de riscos.
Ao navegar pelo Google Maps, realizar pesquisas na busca ou acessar a nova plataforma de enchentes FloodHub, os usuários receberão alertas e previsões sobre as condições dos rios. Não fazem parte desse sistema as cheias rápidas, que ocorrem em cidades nas cabeceiras ou com as chuvas em grandes centros urbanos.