O segredo da longevidade pode estar em quatro cardápios diferentes divulgado por pesquisadores da Universidade de Harvard. De acordo com eles, é fundamental variar a dieta e utilizar no dia a dia a alimentação saudável.

Para atingir a longevidade, os pesquisadores afirmam que o ideal é mesclar os cardápios, sempre saudáveis, variando as dietas e não mantendo uma única. Os testes foram feitos e acompanhados por 36 anos e reuniram 120 mil pessoas de todas as etnias.

Além de viver mais, os cientistas descobriram que padrões saudáveis de alimentação reduzem o risco de alguns de tipos de câncer e de doenças pulmonares crônicas. A proposta é que cada um organize o próprio cardápio com base em alimentos mais saudáveis e menos industrializados.

As quatro dietas são: a dieta mediterrânea baseada em frutas, vegetais, grãos integrais, nozes, legumes, peixe e uma grande quantidade de azeite; o cardápio vegetariano; há, ainda, o chamado Índice de Alimentação Saudável à base de vegetais, legumes e frutas; e também Índice de Alimentação Saudável Alternativa, que permite alternar carne branca e vermelha.