Trinta empresas apoiaram o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas na restauração da Mata Atlântica, no período que apresenta as maiores concentrações de chuva, de outubro de 2022 a março deste ano.
Esse é o maior número desde 2020, o que revela uma tendência de maior engajamento da iniciativa privada na esfera socioambiental. As empresas colaboram com os plantios nas florestas, eles também protegem nascentes e até fomentam emprego e renda.
Os plantios com mudas nativas da Mata Atlântica promovidos pelo IPÊ são realizados em duas áreas estratégicas do estado de São Paulo. Uma delas é a região do Sistema Cantareira que é chave para o abastecimento de água de mais de 7 milhões de pessoas que vivem na capital paulista e na região metropolitana.
A segunda é a região do Pontal do Paranapanema, no extremo Oeste do estado de São Paulo, em que parte significativa do apoio à restauração está relacionada à conservação do mico-leão-preto, uma espécie que tem como principais desafios a perda de habitat e a fragmentação das áreas remanescentes.