Feridas podem ser tratadas com técnica que utiliza mel e vinagre

Feridas podem ser tratadas com técnica que utiliza mel e vinagre
, da Vibe Mundial

Já ouviu falar em oximel? Está é uma mistura feita com mel e vinagre, criando uma receita conhecida da medicina e usada como tratamento de feridas ao longo da história.

Agora, pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, notaram um padrão de combinação desses dois produtos para lavar ou curar feridas e inchaços é excelente para ser utilizada em hospitais para limpar feridas crônicas de pacientes. A técnica tem vários fatores a favor: além do baixo custo, é um excelente substituto de antibióticos e antissépticos e muito eficaz para combater bactérias.

Os responsáveis pelo estudo são Erin Connely e Freya Harrison, que chegaram à combinação durante pesquisa sobre receitas pré-modernas. Durante a fase de experimentos, eles concluíram que a técnica combate infecções bacterianas difíceis de tratar, principalmente aquelas que estão protegidas por um biofilme, um sistema de bactérias que aderem muito fortemente às feridas abertas, tornando o tratamento mais complicado.

Nos experimentos separados, nem o mel e nem o ácido acético, em doses baixas, mataram a bactéria, mas ao serem utilizadas duas pomadas de mel de grau médico com vinagre natural, o resultado foi positivo, mesmo com quantidades menores. Além disso, foram testados vários tipos de vinagres e o de melhor atividade antibacteriana, dentro desta mistura, foi o vinagre de romã.

A novidade agora é a aplicação do oximel no combate a feridas infeccionadas em pacientes internados.

Mais lidas

Nenhum resultado encontrado.
Compartilhe:

Leia também

Nenhum resultado encontrado.

Baixe o aplicativo
da Vibe Mundial

E ouça a maior rádio esotérica do Brasil
onde e quando quiser.