Uma instituição promoveu pesquisa para analisar a influência do litoral na saúde da população. Seja para descanso ou mudança definitiva, o consenso entre os turistas e moradores do litoral é que a qualidade de vida é muito maior à beira-mar.
Em tentativa de comprovar essa intuição coletiva, o Grupo de Psicologia Ambiental da Universidade de Viena, Áustria, iniciou pesquisa para investigar essa tese.
O grupo utilizou dados de 15 países para entender os impactos do litoral na vida de moradores e visitantes, e concluiu que a baixada litorânea está associada a saúde melhor, independente do país ou classe social.
Embora as associações sejam relativamente pequenas, vivendo perto e especialmente visitar a costa ainda pode ter efeitos substanciais na saúde da população.
O único país fora da Europa pesquisado foi a Austrália. Os voluntários deram suas opiniões sobre várias atividades relacionadas ao mar e à saúde. Esses resultados podem gerar planos espaciais marinhos para considerar necessidades de habitação e conexões de transporte.