Nossa mente está sempre cheia de pensamentos e distrações. Se estamos no trabalho, por exemplo, de repente começamos a pensar nas contas, nos filhos ou no encontro do final de semana. E claro, não podemos esquecer de olhar o celular para não perder nenhuma notificação.

Focar em apenas uma tarefa por vez é um verdadeiro desafio e a meditação mindfulness tem conquistado cada vez mais espaço na vida das pessoas.

O termo mindfulness significa “atenção plena”, e isso é o mesmo que desligar o piloto automático e começar a notar as coisas. Assim, é possível fazer escolhas mais conscientes.

Quais os benefícios?

A técnica da meditação contribui para o processo de autoconhecimento, diminui a ansiedade e o estresse e ajuda a manter a concentração no momento presente, não deixando que a mente seja afetada com memórias presas ao passado ou as expectativas do futuro, evitando distrações desnecessárias.

Ter mais consciência do que acontece no interior e focar no momento presente são maneiras de começar a perceber algumas coisas que passariam normalmente despercebidas.

Ter mais clareza ajuda a entender que algumas situações são consequências de fatores externos e não internos, isso permite que você aceite que nem tudo esta no seu controle.

Exercícios de Mindfulness para fazer em casa

É possível praticar a meditação durante as atividades do dia a dia. Dessa forma, você consegue quebrar a rotina e começa a ter mais consciência das ações que você não prestava tanta atenção.

– Preste atenção
Escovar os dentes é um hábito tão frequente que normalmente não temos consciência dessa ação. Da próxima vez, tente colocar toda a sua atenção nos movimentos e sensações da escova na sua boca, sem deixar a mente se distrair.

Esse exercício vale para todas as ações que você faz no piloto automático, como comer, tomar banho ou trocar de roupa.

– Mude os hábitos
Analise seu cotidiano e verifique se suas tarefas são repetitivas. Experimente inverter a ordem das coisas, ou faça algo diferente da sua programação atual e observe como o seu corpo e mente reagem.

O importante é não criar expectativas, não faça uma ação esperando por uma reação específica, apenas faça. O objetivo é sentir o impacto da mudança.

– Evite o celular
O celular tira o foco e do momento presente. Se você esta correndo em uma esteira, por exemplo, o ideal é que se concentre nas sensações, no seu corpo e como os músculos reagem aos movimentos.

Usar o celular leva sua mente para outros lugares e seria bom estar presente de corpo e alma.

Dica

É bem provável que você se distraia durante o exercício no início, mas não se irrite nem desanime. Perceba a distração, procure entender o porquê se distraiu e volte para a atividade.