Um estudo internacional revelou que o plantio de musgo da espécie esfagno é capaz de reduzir consideravelmente a velocidade da água em caso de chuvas, podendo ser usado como ferramenta contra inundações e enxurradas.
Para a descoberta, os pesquisadores criaram uma espécie de laboratório ao ar livre em uma Reserva Natural montanhosa na Inglaterra. Após o plantio, o impacto do musgo foi monitorado de perto durante seis anos.
Recentemente, ficou comprovado que o musgo diminui significativamente a água que escorre das colinas após a chuva. Ele funciona como uma espécie de barreira, auxiliando no tempo de escoamento da água para o sistema fluvial, reduzindo a quantidade máxima de água em um rio após uma tempestade.
Isso traz benefícios importantes para as comunidades que vivem no entorno e que são vulneráveis a inundações. Os resultados são surpreendentes: uma redução de 65% no pico de vazão e uma enorme redução de 680% no tempo de atraso entre a chuva e a entrada de água da chuva no sistema fluvial.