Estudo foi atrás de entender a reação humana às variações do clima e aos ritmos diários do sol. Esta era uma lacuna em pesquisas que vem considerando os impactos da natureza na nossa saúde física e mental.

Para ajudar a preencher essa lacuna, estudiosos da Universidade de Viena, na Áustria, e da Universidade de Exeter, no Reino Unido, buscaram identificar o impacto que eventos naturais fugazes, como o nascer e o pôr do sol, podem ter nas pessoas.

Os pesquisadores usaram gráficos de computador para mostrar imagens cuidadosamente controladas de ambientes urbanos e naturais para mais de 2.500 participantes. Quando essas cenas apresentavam elementos como o nascer e o pôr do sol, os participantes as consideravam mais bonitas do que quando vistas sob condições de sol em outras horas do dia.

O estudo então sugere que o nascer e o pôr do sol podem desencadear aumentos significativos nos sentimentos de admiração das pessoas. E a admiração tem o potencial de melhorar o humor, melhorar o comportamento social positivo e aumentar as emoções positivas – todos fatores valiosos para melhorar o bem-estar geral.