Especialistas acreditam que árvores podem ser mais eficientes que o ar-condicionado para o esfriamento de cidades. Isso porque, mesmo resolvendo a questão do calor, o equipamento também contribui para o mesmo problema que resulta nas mudanças climáticas.
Frente aos aumentos de temperatura que vêm alastrando o mundo, eles começaram a ir mais a fundo em possíveis soluções para reduzir os efeitos das ilhas de calor urbanas.
Sabe-se hoje que uma única árvore jovem tem a mesma capacidade de cinco ares-condicionados trabalhando 20 horas por dia.
A informação é do Serviço Florestal dos Estados Unidos, que afirma também que árvores saudáveis e maduras contam com um adicional de 10% dessa capacidade. As estatísticas são baseadas, entretanto, no mesmo efeito presente nas árvores — a transpiração.
A água que evapora das folhas das plantas pode auxiliar no resfriamento de centros urbanos. As árvores podem ajudar a fornecer resfriamento de duas maneiras: pela transpiração e providenciando sombra. É no sombreamento que está o maior poder de resfriamento das árvores.