Ter pensamentos positivos e manter o olhar otimista é muito importante para o nosso bem-estar. Mas a obsessão por focar apenas nas coisas boas pode prejudicar a nossa vida.
Temos então o termo “positividade tóxica” que está muito presente nas mídias sociais. É uma ideia de que as pessoas devem pensar positivo a todo custo, independente da situação. Ou seja, manter o otimismo mesmo naqueles momentos ruins.
Esse comportamento pode silenciar emoções negativas, diminuir a dor e pode gerar uma interpretação equivocada de que não é correto ter sentimentos negativos. E com isso, fazer com que a pessoa se sinta pressionada a fingir que está feliz, sempre com sorriso no rosto, quando na verdade não está.
Existe uma tendência do “good vibes only“, ou na tradução “apenas boas vibrações”, principalmente nas redes sociais onde inúmeras postagem e hashtags promovem a felicidade. Em teoria, isso é ótimo. Afinal, quem não quer ser feliz?
Mas o que ninguém te conta, é que ignorar um sentimento não significa que ele deixou de existir ou parou de te afetar. Na verdade, você só está adiando e acumulando emoções negativas. Além disso, se você não aceitar que elas existem, nunca vai aprender a lidar com elas.
É muito importante entender a diferença entre psicologia positiva e positividade tóxica. A positividade não deve ser inexistente, mas sim moderada. Ser otimista e praticar a gratidão nos ajuda a ter uma perspectiva mais leve da vida, a questão aqui é a invalidação de sentimentos negativos, que também são naturais e completamente humanos.
Frases de positividade tóxica
Entre inúmeras falas que negligenciam emoções ruins, separamos as mais comuns:
- “Poderia ser pior”
- “Você não tem motivos para se sentir mal”
- “Tudo acontece por um motivo”
- “Tem gente passando por coisa pior que você”
- “Veja pelo lado bom”
- “Não se sinta mal”
E o que podemos fazer?
Aceitar que existem problemas no mundo e que precisamos fazer deles abertamente. Se permitir sentir e viver cada sentimento no tempo que precisar viver, talvez seja o melhor remédio contra a positividade tóxica. E por fim, entender que cada pessoa possui sua singularidade, ou seja, cada um entende e sente de jeitos diferentes e não tem nada de errado com isso.
Saiba mais sobre positividade tóxica no nosso VibeCast: