O setor de franquias fechou o último trimestre de 2022 com faturamento de R$ 63,8 bilhões, 12,6% superior ao registrado no mesmo período de 2021.

Os dados são da Associação Brasileira de Franchising. A organização destacou, ainda, que o setor recuperou o nível que mantinha antes da pandemia, em termos de faturamento. Em 2019, quando a crise sanitária ainda não havia eclodido, o segmento faturou R$ 186,7 bilhões.

Pelos cálculos da associação, cada unidade de franquia gera, em média, nove empregos diretos. O setor gerou mais de 1 milhão e meio de postos de trabalho em 2022, um aumento de 12,6%, na comparação com 2021.

Mesmo em relação a 2019, houve um salto, de 17%.  A expansão das franquias durante a pandemia tem ligação com a busca dos brasileiros por soluções, ao se deparar com a queda na renda e o desemprego. Para este ano, a expectativa é de que o faturamento cresça entre 9,5% e 12%.