A língua oficial do Brasil é o português. Mas nosso país tem mais de cem línguas indígenas, faladas por aqui muito antes da chegada dos colonizadores. Na região norte do país, são mais de 50 línguas vivas.
Dois estudantes de Manaus, Samuel Benzecry (que estuda em Stanford, nos Estados Unidos) e Juliano Portela, desenvolveram juntos uma tecnologia que vai ajudar a indígenas e não indígenas a escrever, ensinar e preservar as línguas dos povos originários.
Eles criaram o teclado digital Linklado, disponível gratuitamente, em uma versão adaptada para computadores, inclui caracteres especiais e diacríticos (que são sinais gráficos) que formam o vocabulário de mais de 40 línguas indígenas da Amazônia, entre elas a Tikuna, a mais falada no Brasil.
O software traz caracteres que não estão presentes na maioria dos teclados físicos e virtuais. Sem este recurso, os indígenas eram obrigados a se comunicar por meio de áudios ou usando substitutos para esses caracteres, o que representa uma ameaça à continuidade das línguas nativas.