Tecnologia brasileira restaura funções cerebrais perdidas. O médico brasileiro Marc Abreu desenvolveu uma tecnologia capaz de restaurar funções normalmente afetadas por doenças neurológicas como esclerose múltipla, Alzheimer e Parkinson.
Marc é especialista em termodinâmica cerebral e frequências termorregulatórias formado pela Universidade Federal de São Paulo e a nova tecnologia – já aprovada nos EUA pelo FDA – consiste na indução de proteínas de choque térmico que podem fazer essa restauração.
Segundo o médico, “Os pacientes em tratamento tiveram recuperação total das funções perdidas. Este não é um tratamento simplesmente para impedir a progressão, é uma terapia para reverter o processo, restaurar a função cerebral.”
O tratamento, chamado de Túnel Térmico Cerebral, consiste no uso de um aparelho, em ambiente hospitalar, que induz o cérebro dos pacientes a altas temperaturas de maneira extremamente controlada.
As proteínas de choque térmico – encontradas em praticamente todos os organismos vivos, apresentam diversas funções complexas, incluindo a capacidade de proteção do cérebro em momentos de estresse. A nova tecnologia tem potencial para prevenir e tratar doenças a nível molecular.