Cientistas estão trabalhando para desenvolver uma vacina que proteja contra todos os 20 tipos conhecidos de gripe — uma alternativa aos imunizantes atuais, que precisam ser atualizados anualmente.
Os primeiros resultados foram publicados na revista científica Science. Em testes a vacina levou à produção de altos níveis de anticorpos. O imunizante usa a mesma tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) de vacinas contra a covid.
Os antígenos que ele contém podem ensinar o sistema imunológico a combater o patógeno e, com esperança, qualquer nova cepa que possa desencadear uma pandemia.
Os testes foram pré-clínicos, em modelos experimentais, porém muito promissores. E mostram o potencial para uma vacina universal de produção fácil e rápida e que pode ser de grande utilidade no caso de um surto pandêmico de um novo vírus influenza.