Saúde

Pesquisa da UFMG cria dispositivo que identifica se o bebê é prematuro

Pesquisa da UFMG cria dispositivo que identifica se o bebê é prematuro
, da Vibe Mundial

A Universidade Federal de Minas Gerais está a frente de um estudo para avaliar a saúde do recém-nascido. Trata-se de um aparelho de baixo custo e não invasivo, que vem sendo pesquisado desde 2015.

O equipamento batizado de “Preemie-Test”, utiliza uma tecnologia à base de luz de LED capaz de determinar com mais precisão a idade gestacional dos bebês nos primeiros minutos após o nascimento e, assim, identificar se essa criança é prematura e quais cuidados são necessários logo após o parto.

A pesquisa foi feita com cerca de 800 bebês entre 2019 e 2021 em cinco hospitais públicos: dois no estado de Minas Gerais e os demais no Maranhão, Rio Grande do Sul e em Brasília. Uma segunda etapa de validação do dispositivo foi realizada de junho de 2020 a abril de 2021, em Belo Horizonte e em Moçambique, na África.

Através do equipamento, é possível identificar a maturidade da pele, utilizando um feixe de luz, na região do calcanhar, como se fosse um termômetro. A luz emitida faz a leitura e consegue datar a gravidez, pela transparência da pele. Todos os testes de segurança, eficácia e ensaios clínicos já foram realizados.

Compartilhe:

Leia também

Baixe o aplicativo
da Vibe Mundial

E ouça a maior rádio esotérica do Brasil
onde e quando quiser.